HOMEM E CUIDADO, UMA OUTRA FAMÍLIA
Rita
Curso de Serviço Social Resumo; A palavra cuidado possui vários situações, com vários sentidos. Nos estudos feministas, onde a mulher é desde cedo preparada para ser responsável pela prestação de serviço aos outros, enquanto os homens são preparados para defesa da sociedade. Adotando a abordagem feminista e de gêneros apresentaremos reflexões a partir de experiências em torno das participação masculina no cuidar, focalizando a socialização para a masculinidade.
Palavras Chaves: Homem, cuidado, mulher.
Introdução
Para analisar o homem na relação dos cuidado com os filhos e sua masculinidade é necessário pesquisar a estrutura familiar nas suas diferentes fases histórica. Observar como o meio de sobrevivência influência na formação da família e nas suas relações entre os gêneros.
Paternidade e cuidado
No início da humanidade homens e mulheres viviam da coleta de vegetais e caça de pequenos animais conviviam sem divisão, seu propósito maior era a reprodução do grupo, centrava-se na mulher por ser a geradora da vida. Com a escassez dos vegetais ocorreram as transformações ambientais, existindo assim a necessidade de caçar animais utilizando a força física como fundamental para o sustento da família. Dando início as divisões de trabalhos e com isso a hegemonia masculina, sem nenhuma noção pai, porem ensinavam e participavam das lutas e caças com os filhos. Prevalecendo ainda o modelo matrilinear.
Com o desenvolvimento o homem vem para as cidades, seu poder passa a ser adquirido pela força e avaliado pela posse, valorizando o poder masculino e sua função reprodutiva com exibição de paternidade. Aos poucos a família deixa de ser matrilinear para patrilinear.
Os homens passam a controlar a vida sexual feminina exigindo uma fidelidade onde a virgindade é essencial no casamento. Surgindo ai a família monogâmica e patriarcal, o homem agora pai, autoritário, domina a família tomando todas as decisões. Deixando os