homem economico
Dentre as características do homem econômico podemos destacar algumas que estão intimamente ligadas ao bom desempenho das atividades práticas do mundo dos negócios, preocupando-se apenas com o que é útil.
O homem econômico é um agente que tem grande empenho em obter o máximo de ganhos e fruição do menor custo possível. Ele foi definido na economia, como um homem em oposição/substituição ao social, como um homem economicamente ativo que é orientado pelas relações de troca, um ser movido pelos seus interesses.
Já na visão do homem econômico como líder e assim agindo na busca de conseguir o resultado por intermédio das pessoas. Este tem foco nas relações de negócio, na produção, no marketing, na comercialização, distribuição, consumo, utilização de recursos e na formação de riquezas. Ele consegue ser bem completo, ponderando as várias variáveis decisivas para o sucesso da organização. Porém, não está muito preocupado com os aspectos sociais e humanos. Prefere utilizar seu tempo praticamente, com o que é determinante para a organização.
Muito parecido como o típico empresário americano, um capitalista nato, com uma capacidade de gestão incrível, atento aos fatores que estão intimamente ligado ao lucro. Este homem tem em sua característica a praticidade, vê o negócio, de certa forma, bem mecânico e definido. Ele compreende exatamente o que determinará o sucesso e não se utiliza de nada que não seja exatamente o necessário para que se alcance o resultado. Ele não vai complicar nada, nem adicionar “plus” e emoção.
O resultado é muito importante para este tipo de homem, também tem como característica a força que emprega nas atividades, a racionalidade ao tomar decisões. O fato é que por suas características o homem econômico é Imprescindível para as organizações que buscam a excelência e o desenvolvimento. Já que este é comprometido, capaz e disposto a definir suas metas e objetivos. Além de assumir a responsabilidade tendo plena consciência do