INTRODUÇÃO A ECONOMIA
. ESTRUTURAS DE MERCADO Introdução: Preço: É o denominador comum entre a oferta e a procura. Definindo Mercado: Mercado: É o conjunto de pontos de contato entre vendedores de um bem ou prestadores de serviço e os potenciais compradores desse bem ou os usuários de tal serviço, de modo a serem estabelecidas as condições contratuais de venda e compra ou da prestação e uso do serviço. Vários são os aspectos implícitos nesse conceito:
CONCORRENCIA PERFEITA Concorrência Pura ou Perfeita: É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta o nível da oferta, nem tampouco o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores, que representam a demanda ou procura. Diz-se que é um mercado atomizado. Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados. Esse tipo de mercado apresenta as seguintes características:a) Grande número de produtores e demandantes do produtob) Produtos Homogêneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes.c) Não existem barreiras à entrada no mercado.d) Transparência do Mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.e) A não Intervenção do Estado: o Estado não intervém, deixando o mercado regular-se através da chamada "mão invisível da concorrência". Os preços são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda. Assim, o equilíbrio seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo.
12. Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucrosanormais ou lucros extraordinários (isto é, a fração do lucro que está acima do lucro médio domercado), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita