home e a sociedade
Em Português os pronomes e formas de tratamento mais usados são (para maiores detalhes, ver Pronome de tratamento):
Português do Brasil
Segunda pessoa de Singular
Informal Você – usado em quase todo país. É o tratamento do linguajar padrão, da mídia, Televisão, Rádio, Cinema, etc. A conjugação verbal é na 3ª pessoa do singular, não na 2ª. Somente na conversação coloquial, no Modo imperativo é usual utilizar o você, mas conjugar como tu.
Informal Tu – usado no estado do Rio Grande do Sul, em alguns estados do Norte-Nordeste, em alguns locais da cidade do Rio de Janeiro, embora o "Você" seja, mesmo nesses locais, razoavelmente aceito, por ser o linguajar padrão, universalizado e televisivo. Muitos desses usuários do tu, na conversação coloquial, usam o tu, mas conjugam o verbo como 3ª pessoa você.
Formal: São usados o senhor, a senhora, Vossa Excelência, Vossa Senhoria e demais Pronomes de tratamento específicos para Autoridades Civis, Militares, Judiciárias, Eclesiásticas, da Nobreza, etc, sempre com conjugação na 3ª pessoa do singular. O "Vós" é arcaico, estando em completo desuso. Aplica-se em textos bíblicos. Por vezes tem aplicação irônica.
Existe ainda um "Formal coloquial", ao falar com, ou ao se referir a, pessoas mais velhas. Trata-se das palavras Seu para homens e Donapara mulheres, as quais sempre antecedem o nome da pessoa: "Seu" Pedro, "Dona" Maria.
Segunda pessoa do Plural
Informal – "Vocês" é universal, tanto para os que usam "você", como para os que usam "tu", na informalidade.
Formal – mesmo do "Formal" do Singular, apenas "pluralizados" (Ex. os senhores, Vossas Excelências, etc) e sempre com conjugação na 3ª pessoa do plural. Para "Vòs", idem Singular acima: Não é usado.
Português de Portugal
Usado também no