Testando
O diodo convencional é composto por dois blocos de material semicondutor um do tipo N outro do tipo P.
A sua representação esquemática é a seguinte:
Características de um Díodo
O díodo é um componente electrónico fundamental que tem como característica mais importante, permitir que a corrente circule apenas num sentido.
Quando o díodo está polarizado directamente, conduz e permite circular a corrente.
Se está polarizado inversamente não permite circular corrente.
Polarizacão inversa
A lâmpada não acende
Polarização directa
A lâmpada acende
Podemos comparar um díodo a uma válvula hidráulica que possibilite passar a água num sentido e impedindo no sentido contrário.
Barreira de Potencial
A região próxima da superfície de separação torna-se deficiente de lacunas do lado P da junção, e deficiente de electrões do lado N. O resultado final é uma acumulação de cargas positivas do lado N da junção,e de cargas negativas do lado P. Estas cargas são constituídas por iões positivos e negativos. Quando o dipolo formado por estas duas cargas atinge alguns décimos de volt., os electrões do lado N não conseguem passar para o lado P por serem repelidos pela barreira de iões negativos. Do mesmo modo as lacunas do lado P não conseguem passar para o lado N por serem repelidas pelos iões positivos. A barreira que ocupa o espaço contíguo junção e se opõe aos deslocamentos das cargas de um e para o outro lado da junção é designada por barreira de potencial, a zona onde surge esta barreira denomina-se zona de depleção.
Para saber a polaridade do díodo, no díodo tem uma marca de uma flecha que indica a extremidade correspondente ao cátodo.
Comprovador de díodos Utilização prática dos diversos Díodos:
Rectificação
Simbologia Díodos
Díodo Rectificador
Diodo Zener
Diodo varicap
Diodo túnel
Diodo Schottky
Diodo com característica dependente da temperatura
Fotodíodo
Diodo emissor de luz (LED)
Diodos Gunn
Diodo PIN
O