Cloud
Palavras chaves: cloud computing, conceituação, vantagens
1. Introdução
Nos últimos anos tivemos um revolução no mundo da informática, a chamado computação na
Nuvem trouxe recursos para a criação de novos serviços e novas oportunidades de negócios, além de mais facilidade para o usuário final. Essa tecnologia vem crescendo e diversas empresas investem e utilizam esse serviço.
2. O que é cloud computing
O conceito de cloud computing ou computação em nuvem, trata-se de combinar diversas tecnologias e serviços de computadores e servidores, criando uma plataforma externa acessível de qualquer lugar, sob qualquer sistema, por meios que utilizam a comunicação de dados através da internet. Tornando possível, a distribuição, o processamento e o acesso aos dados a qualquer momento e em qualquer lugar sem necessidade de um software específico.
3. Características de cloud computing
3.1 Autoatendimento sob demanda (On-Demand Self-Service)
O usuário pode personalizar os recursos computacionais alocados, como armazenamento, tempo de processamento ou softwares diretamente através da própria aplicação de “cloud”, ou seja, sem a necessidade de interação humana com o provedor de serviços.
3.2 Amplo acesso a rede (Broad network access)
“Cloud computing” permite que seus serviço sejam acessados de diferentes plataformas, devido à utilização de mecanismos padrões que promovem essa portabilidade entre diferentes aparelhos e sistemas. Isso faz com que o usuário possa acessar seus serviços em um tablet, um smartphone ou até um PC.
3.3 Grupos de Recursos (Resource pooling)
Os recursos computacionais (armazenamento, processamento, memória, largura de banda, entre outros) do provedor são agrupados para atendimento de múltiplos usuários, com diferentes recursos
físicos