Relacionar os textos: 4 - “a perspectiva sociológica - o homem na sociedade” e 5 - “a perspectiva sociológica – a sociedade no homem” e o filme: home: o mundo é a nossa casa.
Aluna: Elizabeth S. Feu
Curso de Graduação em Nutrição
Relacionar os textos: 4 - “A Perspectiva Sociológica - O Homem na Sociedade” e 5 - “A Perspectiva Sociológica – A Sociedade no Homem” e o Filme: Home: O Mundo é a Nossa Casa.
O filme mostra como o ser humano tem a espetacular capacidade de criar, aperfeiçoar grandes formas e métodos de melhorar sua forma de viver, trabalhar. Principalmente se isso lhe trouxer algum tipo de benefício financeiro. Essa capacidade está focada geralmente em recursos naturais, que o nosso planeta dispõe. Para cada tipo de recurso natural existente, que são inúmeros; em contrapartida, o homem inventa muitas outras formas de explorá –lo. Até as coisas que podem parecer simples, como a criação de animais para alimento; como gado; também já se torna uma problema, pois são necessários grandes latifúndios, para que se tenha sempre pasto a disposição dos animais, o que gera grandes desmatamentos de áreas, muitas vezes; preservadas. E com isso o espaço para plantação também diminui, pois com o gado de corte, o lucro é quase certo, muito mais garantido do que esperar colheita, depender de chuvas e principalmente a venda da safra e o preço da mesma. E em outro aspecto, a criação de gado gera outros tipos de transtornos, como a emissão de gases poluentes pelos animais e o consumo muito alto de água, e como está em constante crescimento, o aumento desses gases na atmosfera e uso da água também é consideravelmente aumentado. O que nos leva a pensar nas matas, que cada vez mais diminuem para virarem pastos ou ainda reservas para esses animais, que serão consumidos, somente, por uma pequena parte da sociedade, que possui recursos financeiros suficientes para bancar todo esse custo com os animais. Cada vez somos mais pessoas no planeta,(no último dia 25, nasceu o ser humano número 7 bilhão do mundo); precisamos cada vez mais, de espaço , alimentos, água potável e ar puro para vivermos, mas os recursos não crescem na