home e a sociedade
Manoel Vasconcelos
Resumo
O presente artigo trata do problema do trabalho humano, tema relevante no vasto campo da reflexão filosófica, particularmente no âmbito da Antropologia Filosófica e da Filosofia Social, além de sua relevância no campo da ética. Será analisaremos o tema a partir do pensamento de Alceu Amoroso Lima (1893-1983), o Tristão de Athayde. Considerando o trabalho humano, a partir de um pensador brasileiro, olhar-se-á esta questão, que é universal, a partir de um enfoque mais particularizado. Na vasta obra de Alceu Amoroso Lima encontra-se um livro onde esta reflexão é particularmente apresentada de uma forma clara e única. Trata-se de “O Problema do Trabalho”, obra publicada em 1947. Neste ensaio, além de definir o trabalho, o autor apresenta o que entende ser um ideal social, integrando trabalho manual, intelectual e espiritual. Refletiremos sobre os refl exos de tal concepção no homem e na sociedade.
fisicamente? Onde está a força do Homem para ensinar-lhe aquilo que ele não sabe?
Onde está a força do Homem para distinguir o Bem do Mau, praticar o bem e evitar o mau, desde que ele mesmo não sabe o que é bom e o que é mau? Como pode o Homem criar a partir de si uma força maior de corpo maior do que possui? Nós vemos que o Homem é incapaz de atingir seu destino, em si mesmo ele não tem força para revelar a semente inata que o separa dos animais. Porém, essa força que não encontramos no Homem,
4 Bestimmung no original. Podendo ser mais completamente compreendido se substituído por determinação. 5 Kraft no original.
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Vol. 3 Nº 5, Julho de 2011
© 2011 by RBHCS
155
encontramos em plenitude infinita na agregação de Homens. O que permanece negado para sempre enquanto estiverem isolados, chega quando se combinam.