Home Cultura e Sociedade
Identificar os traços culturais que permeiam o cotidiano de um grupo é um desafio para qualquer gestor, tornando-se mais complexo pactuar valores entre os colaboradores e as normas organizacionais. Considerando que no íntimo da cultura organizacional é que compreendem crenças, preceitos, ideologias e todos os tipos de atividades e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização de qualquer elemento interno ou externo (NASSAR, 2004).
A empresa de calçados analisada tem claramente definida seus valores e sempre divulga isso a todos os envolvidos com a mesma. Em sua filosofia, destaca-se o compromisso de longo prazo com acionistas, funcionários, clientes e fornecedores. A inovação é preocupação permanente da empresa, não só nos produtos, mas também nas técnicas de gestão. A empresa foi pioneira em adotar técnicas industriais, onde implantou um programa interno de sugestões- Projeto Simplificação, que em 2012 atingiu a marca de 1000 (mil ideias). Sua estratégica competitiva consiste em produzir com alta qualidade e pontualidade na entrega, atuando em sincronia com as necessidades dos clientes.
O valores que são destaque da empresa, são repassados aos funcionários por meio de atividades simplórias (palestras, bainners, vídeos motivacionais), onde desta forma, eles atingem a ideia principal que é demonstrar que com responsabilidade, capacitação, desenvolvimento tecnológico, é possível gerar bons trabalhadores, e com isso ter um bom produto no mercado.
Os funcionários por sua vez fazem adesão aos valores da empresa, demonstrando uma baixa rotatividade, assiduidade exemplar, e sempre cumprindo as metas estabelecidas, pois sabem que com o bom trabalho terão o retorno em motivação pessoal e benefícios dispostos pela empresa.
Foi passado que os funcionários são motivados a passar os valores de responsabilidade com si próprios e com a empresa, que logo isso chega aos clientes, onde a partir disso eles disseminam esses valores