hoje A Forma o da Identidade da Crian a
A experiência do espelho proporciona a autodescoberta durante o desenvolvimento da criança.
A formação da identidade da criança é um processo permeado por perguntas como: "Quem sou eu?"; "Como sou?". As respostas a essas perguntas são essenciais para a construção da personalidade. Logo cedo, o bebê começa a se perceber como sujeito e obter consciência corporal para se desenvolver e se organizar no espaço, já que ao nascer, o mesmo totalmente ligado à mãe e não compreende os limites que os separam. Durante o primeiro ano de vida, aproximadamente por volta dos seis aos oito meses, a criança percebe que é um ser separado da mãe, iniciando o processo de construção da própria identidade. O bebê explora o mundo a sua volta, vivencia sensações, percepções, e por volta dos sete meses, fica fascinado com a experiência de ver sua imagem refletida no espelho. Todas essas vivências dão início à autodescoberta, uma exploração que permite à criança descobrir como seu comportamento repercute no ambiente, fator essencial para que ela se perceba como alguém diferente do outro.
Os espelhos são muito importantes no processo de adaptação e socialização das crianças com a escola, por isso devem estar presente em sala de aula. É comum ver bebês que passam e voltam, só para se olhar, é uma maneira da criança conhecer-se e enxergar-se como membro do grupo. Atividade inicial - Leve a criança à frente do espelho para nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo. Se sua escola não tem muitos recursos fale com alguém sobre esta necessidade. Sempre tem alguém que tem um espelho que se quebrou e vai trocar por um novo. Mande cortar e não se esqueça de decorar com muitas cores!
Dicas de atividades dinâmicas
1 - A pessoa mais importante da escola.... Em uma caixa coloque um espelho e feche. Faça uma rodinha com seus alunos, fale sobre todas as pessoas que trabalham na escola, explique a função de todas, diretor, professor,