HIV-AIDS
Ricardo Jean Arend
Roni Laudir Lohmann
Escola de Educação Básica Marcolino Pedroso
2º ano / Ensino Médio / Turma Única / Vespertino / Biologia
08/09/2014
1. RESUMO HIV é o vírus da imunodeficiência humana que causa a AIDS, onde ataca o sistema imunológico da pessoa que tem função de defender o organismo de doenças. Nesta doença as células mais atingidas são os linfócitos TCD4+, que por sua vez altera o DNA da célula, depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Os linfócitos T são células muito importantes para a defesa do organismo, pois sua função é a de induzir outras células a modificarem-se para produzir anticorpos. Pelo menos 28 milhões de pessoas já morreram de AIDS no mundo todo. Ate hoje ainda não se descobriu como curar esta doença, somente se descobriu um método de prolongar a vida do indivíduo com a doença.
2. INTRODUÇÃO
O HIV é o vírus causador da AIDS, doença fatal que atinge o sistema imunológico a ponto de tornar mortais infecções geralmente corriqueiras.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitas pessoas que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Conforme Wilson Roberto Paulino (2005, pagina 29), “O período de incubação do HIV no organismo é variável, em media de dois a três anos, mas pode ser superior a nove anos”.
Mais de 20 anos depois da identificação do HIV, ainda não há vacina contra o vírus, nem cura para a doença. Mas a expectativa de vida dos portadores de HIV cresceu significativamente graças à nova geração de medicamentos usados no combate à AIDS.
3. HISTORIA DO HIV
O HIV surgiu a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano. Apesar de não deixar esses animais