RESENHA CRÍTICA
Disciplina: Redação de Artigos Cientificos
VALIM, Marília Duarte; MARZIALE, Maria Helena Palucci. Avaliação da exposição ocupacional a material biológico em serviços de saúde. Texto Contexto Enferm.
Florianópolis, v. 20, n. Esp, p.138-146, 2011.
Resenha sobre o texto das autoras Marília Duarte Valim, Doutoranda da Escola de
Enfermagem de Ribeirão Preto/USP e Maria Helena Palucci Marziale, Mestre em Ciências,
Doutor em Enfermagem, Editora Chefe da Revista Latino-americana de Enfermagem e professora da USP.
Neste artigo as autoras, apresentam uma discussão sobre a exposição com materiais biológicos em serviços de saúde, os chamados acidentes de trabalho, e a exposição frequente que os profissionais estão sujeitos, relatando que grande maioria dos profissionais é acometida, mas a área mais sujeita são a dos profissionais de enfermagem, por ser a que se encontra em maior contato com os pacientes, a maior parte do tempo, a grande sobrecarga e pela realização de atividades referentes à profissão.
Acidente de trabalho é definido como qualquer acontecimento no exercício do trabalho e que traz como consequência, lesão corporal ou perturbação funcional com perda ou redução da capacidade para o trabalho, seja temporária ou permanentemente. As assistências voltadas para a saúde do trabalhador devem desenvolver-se de maneira conjunta com as ações da vigilância epidemiológica e sanitária, pois facilitaria a reunião, analise interpretação e divulgação dos resultados com uma ação conjunta entre assistência e vigilância, tornando os resultados mais fidedignos, e fazendo com que o trabalho da vigilância seja cumprido.
Na área de saúde os profissionais estão sujeitos frequentemente a acidentes de trabalho, dentre os principais e mais graves, os acidentes de materiais com perfuro-cortantes, sendo as agulhas um dos principais materiais, por influenciar no desenvolvimento de doenças letais para o trabalhador.
Dessa maneira a notificação