Hisórias
Adestramento do Ser-Humano?
Por: Wolmer Ricardo Tavares
Resumo
A educação sempre foi e será o fator primordial para o desenvolvimento de uma nação e do ser como homem e cidadão. Mas até onde nossa educação tem levado a emancipação do homem? Será que estamos sendo conteudistas a ponto de ignorar a humanização[1] de nossos alunos? Através do instrucionismo, o aluno é condenado a um processo flagrante de domesticação subalterna.
Palavras-Chave: Educação, humanização, cidadania, emancipação
Abstract
Education is the main factor for developing nations, men and citizens. How is it going? Is Education really helping men develop their abilities and become self-assured? Is it humanistic? Or are we taming our pupils?
Key-Words: Education, humanistic education, citizenship, development.
Educação na Contemporaneidade: A Emancipação de um Cidadão ou o
Adestramento do Ser-Humano?
Introdução
Todos nós sonhamos em oferecer uma educação com qualidade a nossos filhos e a nossa sociedade. Esta inquietação vem acontecendo desde a Antiga Grécia, onde os gregos tinham uma preocupação quanto à educação dos jovens, pois esses seriam os futuros governantes. O objetivo deste artigo é analisar se a postura que usamos como professores (educadores) têm levado nossos alunos a se tornarem cidadãos críticos, onde os mesmos possam futuramente contemplar o bem, a justiça e a não exclusão social tão gritante dos nossos dias. Para que ocorra tal análise, necessitamos primeiro ter um bom entendimento sobre a questão de cidadania. Para SILVA (2001) cidadania é o reconhecimento de sujeitos que são diferentes e que possuem diferenças, mas são portadores do direito de ter direitos, é desnaturalizar as desigualdades sociais revelando que elas são fruto de dominação de uma classe, e temos a obrigação de fazer com que nossos alunos façam valer sua cidadania, o que vai