hisória
Escola de Aplicação da UFPA
Professora: francinete
Grupo: Neandro, Ricardo, Tales, Mauricio, Gabriel e Vinicius nº:14,17,19,20
Turma: 801 Serie:8ª
Data: 03/09/2014
Obesidade
Introdução
A obesidade e uma doença crônica, incurável, ocasionada por um desequilíbrio no metabolismo dos carboidratos e gorduras.
A prevalência da obesidade tem aumentado, substancialmente, constituindo um dos maiores problemas atuais de saúde publica, principalmente nos grandes centros urbanos.
Acredita-se que metade da população mundial sofra desse mal.
Este aumento de prevalência esta nitidamente associada com a mudança de estilo de vida, e podemos citar como exemplo o sedentarismo, o êxodo rural, o fenômeno de modernização e o stress. A obesidade e o maior fator de desenvolvimento do Diabetes tipo II e esta associada a importantes fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
O termo obesidade e utilizado para indicar o excesso de tecido adiposo no organismo. Este excesso de adiposidade acarreta comprometimento estético e, muitas vezes, suficientemente grave para causar danos psicológicos ao paciente.
Por que a obesidade vem aumentando nos últimos anos?
O homem moderno está pagando as contas pela facilidade de conseguir alimentos. Além disso, a tendência ao consumo do fast-food representa sério empecilho para resolver o problema. Na hora do almoço, em vez de sentar-se e comer arroz com feijão e salada como se fazia antigamente, a pessoa aproxima-se dos balcões das lanchonetes e se contenta com um hambúrguer e um milk-shake, alimentos de alto valor calórico que provocam sensação de saciedade. A gordura tem essa vantagem: comê-la garante sensação de bem-estar, de estômago cheio. Por outro lado, a vida moderna está marcada