hisoria da anhanguera
HISTÓRICO
O nascimento de uma instituição de ensino sólida se faz a cada instante, sempre em sintonia com novas tendências do mundo em que esta inserida razão pela qual a trajetória do UNI-A é paralela à história política e social da região do ABC no Estado de São Paulo, considerado o maior centro industrial da América Latina que disputa espaço com as maiores metrópoles mundiais.
Um crescimento vertiginoso, nas últimas décadas, transformou a capital do Estado na Suntuosa Grande São Paulo, um conjunto metropolitano formado pelo município de São Paulo e mais 36 núcleos urbanos, responsáveis por quase 40% da produção industrial do país.
Desses núcleos, alguns dos municípios industrializados concentram-se na região denominada ABCDMR, que compreende Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, formando assim um pólo de poderoso desenvolvimento econômico.
Em virtude da ampla solicitação de mão-de-obra, a grande afluência de trabalhadores motivou um significativo aumento na população da região e, como decorrência natural desse crescimento, aumentou também a demanda de trabalho especializado em níveis de produção, administração, comércio e educação.
Aos homens de visão no campo educacional, tais fatos não poderiam passar despercebidos, bem como a imensa potencialidade por eles gerada. Assim é que, em 1937, instalava-se na cidade de Santo André, berço de todo esse pólo metropolitano, a Escola de Caligrafia De Franco e Escola de Datilografia Remington que deram origem à 1ª escola particular de Santo André: a Escola Técnica de Comércio “ Senador Fláquer”, gérmen do atual complexo educacional e primeira escola da região a ser oficializada e a receber inspeção do Governo Federal.
A pequena escola, que iniciou suas atividades com os cursos Primário, Comercial Básico e Técnico de Contabilidade e teve oito formandos em sua primeira turma, logo se contagiou com o