Sintaxe da oração
1) (CESPE – MPU/2010) “Como tentativas de acompanhar essa velocidade vertiginosa que marca o processo de constituição da sociedade hipermoderna, surge a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relações interpessoais.”
A forma verbal “surge” está flexionada no singular porque estabelece relação de concordância com o conjunto das ideias que compõem a oração anterior.
2) (CESPE – MPU/2010) “Inovar é recriar de modo a agregar valor e incrementar a eficiência, a produtividade e a competitividade nos processos gerenciais e nos produtos e serviços das organizações. Ou seja, é o fermento do crescimento econômico e social de um país.”
A forma verbal “é” está flexionada no singular porque, na oração em que ocorre, subentende-se “Inovar” como sujeito.
(CESPE, PREFRB) As sociedades indígenas acreanas dividem-se de maneira desigual em duas grandes famílias lingüísticas: Pano e Arawak. Alguns desses povos encontram-se também nas regiões peruanas e bolivianas fronteiriças ao Acre.
3) Em “encontram-se”, o pronome “se” indica que o sujeito da oração é indeterminado, o que contribui para a impessoalização do texto.
4) (P.M. VILA VELHA-ES/2008) A oração “Administrar essa cota de água doce” (L.3) exerce função sintática de sujeito no trecho:
“Apenas 1% de toda a água existente no planeta é apropriado para beber ou ser usado na agricultura. O restante corresponde à água salgada dos mares (97%) e ao gelo nos pólos e no alto das montanhas. Administrar essa cota de água doce já desperta preocupação.”
5) Observe as duas frases seguintes:
I – O proprietário da farmácia saiu.
II – O proprietário saiu da farmácia.
Sobre elas são feitas as seguintes considerações:
• Na I, da farmácia é adjunto adnominal.
• Na II, da farmácia é adjunto adverbial.
• Ambas as frases têm exatamente o mesmo significado.
• Tanto em I como em II, da farmácia tem a mesma função sintática.