O Homem
O Homem é o ser capaz de observa os fenômenos que o envolvem; questiona –se sobre a própria existência.
Então uma primeira resposta esta no próprio ato de perguntar. O homem é o único capaz de fazer perguntas. Todos os demais seres não se colocam esse problema.
O homem pergunta pelo seu próprio ser, quer compreender e ter consciência de si, mas também identifica sua incapacidade de se compreender de modo total.
Seu conhecimento sobre si é limitado e parcial. No entanto está inquieto, deve expor para si mesmo as razões de seu existir.
O que é o homem? Esta pergunta reclama uma resposta nunca totalmente esgotada. É uma interrogação que não cessa enquanto existe a capacidade de pensar. A pergunta sobre a essência e a existência do homem tem algo de próprio: conhecer sua origem. Ele se percebe como uma unidade individual em relação com uma totalidade.
O homem identifica em si uma pluralidade de dimensões que se harmonizam em uma unidade.
Em cada sociedade histórica o homem é entendido de uma forma,
No pensamento grego o homem é entendido como o eixo unificador da ordem universal. No entanto, o que caracteriza e constitui o homem é sua própria essência e sua alma.
No pensamento cristão Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento a mensagem é de salvação e está direcionada para o homem concreto na história. Essa história é uma história de salvação em um acontecimento que se desenvolve entre Deus e o homem.
Na Idade moderna: A modernidade mostra o homem sem um lugar assegurado no mundo, fazendo que ele se retraia cada vez mais sobre si mesmo. Isso o faz questionar-se sobre o ser do homem e o sentido de sua vida.