Resumo Sistema Operacionais
Um sistema operacional, por mais complexo que possa ser, é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador. Sua principal função é controlar o funcionamento do computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memorias e dispositivos de entrada e saída.
Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhe sobre hardware do equipamento. O sistema operacional tem como objetivo funcionar como uma interface entre o usuário e o computador.
A grande diferença entre um sistema operacional e aplicações convencionais, é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, como inicio, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos, ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquer momento.
1.2 Funções Básicas
Um sistema operacional possui inúmeras funções:
Facilidade de acesso aos recursos do sistema – Um computador ou sistema computacional possui diversos dispositivos
1.3 Máquina de Camadas
Um sistema computacional visto somente sob a ótica do hardware, ou seja, como um conjunto de circuitos eletrônicos, placas, cabos e fontes de alimentação, tem pouca utilidade.
Uma operação efetuada pelo software pode ser implementada em hardware, enquanto uma instrução executada pelo hardware pode ser simulada via software. Nos primeiros computadores, a programação era realizada em linguagem de maquina, em painéis através de fios, exigindo, um grande conhecimento da arquitetura do hardware. O computador pode ser compreendido como uma máquina de camadas, onde inicialmente existem dois níveis: hardware 9 nivel 0 ) e sistema operacional ( nível 1 ).
1.4 Histórico
Antes da década de 50, os computadores eram muito difíceis de serem programados. Era necessário conhecer totalmente