Cultura Medieval
Primeiramente pra falar desse assuntos, devemos saber oque significa cultura, que se expande muito mais alem do que artes e literatura, cultura era o jeito de pensar e agir, o que eles creem, como era na época enfim, na idade media antes dos germânicos tomarem o controle do império romano, a igreja era forte, e com essa recaída, a igreja ficou mais forte ainda, e este período era denominado teocêntrico, e ela denominava praticamente tudo, o jeito de pensar, o jeito de agir, e a cultura na época, e na época as poucas pessoas que sabiam ler, na maioria estavam na igreja, e o povo já não sabia ler somente alguns, e era exatamente o que a igreja queria, que as pessoas não criticassem o que ela empunha.
ARQUITETURA Os estilos dominantes da arquitetura medieval foram: o gótico e o românico. » gótico: surguiu entre os séculos XII e XVI. Predominou principalmente na França, Inglaterra e Alemanha. Difere do estilo românico por sua leveza e traços verticais. São nas construções góticas que aparecem as janelas ornamentadas com vitrias coloridos, onde se permitia uma boa iluminação interior. As paredes ficaram mais finas e as altas abóbodas eram apoiadas em longos pilares. As obras de maior destaque neste estilo são as catedrias, como a de Paris. » Românico: desenvolveu-se entre os séculos XI e XIII. Suas caracteristicas principais são os traços simples e austeros, como grossos pilares, tetos e arcos em abóboda, janelas estreitas e muros reforçados. Um exemplo deste estilo é a igreja de São Miguel , em Lucca.
Na arquitetura Medieval a religiosidade exacerbada também era expressa. A Igreja foi um dos principais monumentos arquitetônicos refletindo um estilo predominante mente românico. Eram edifícios maciços, com grossas paredes poucas janelas e predominância de linhas horizontais. A impressão de proteção no interior das igrejas era proporcionada