Cultura medieval
A partir do século X, a Europa Ocidental passou por profundas transformações econômicas, sociais e culturas, houve um renascimento cultural e urbano com o surgimento de novas preocupações intelectuais, com esses novos pensamentos surgiram novas reflexões, como Santo Anselmo que refletiu essa nova época em seus escritos, que manifestavam a confiança na lógica, ou Abelardo que primeiramente vulgarizou o emprego da palavra "teologia". Também ficam em destaque Santo Tomás de Aquino que em sua maior obra, a Suma Teológica, que ficou inacabada, procurava reconciliar os escritos de Aritóteles com os principios da teologia.
Literatura
Ver artigo principal: Literatura medieval
Épica
Glorificava as façanhas dos heróicos cavaleiros. Os temas centrais eram: o heroísmo, a honra e a lealdade. Principais poemas épicos: O Poema do Cid (espanhol), A Canção dos Nibelungos(alemã) e A Canção de Rolando (francesa)
Lírica
Os Trovadores provençais criaram poemas líricos cuja personagem central era a mulher e o tema, o amor. Não um amor sensual, mas um sentimento de êxtase, quase místico. A lírica trovadoresca foi artificiosa, refinada, cortesã e aristocrática.
Romance
O romance desenvolveu-se de várias formas. O de aventura reflectia os ideais da aristocracia (fidelidade, bravura, etc). Os Principais foram Robin Hood (herói bandoleiro) e o Ciclo da Távora Redonda. O romance idílico destacava o amor. Neste género, destacou-se Tristão e Isolda, escrito por Gottfried de Estrasburgo. Romances como Fabliaux, Romance da Rosa e a Divina Comédia de