História
Considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, o Lajedo de Soledade está localizado em Soledade, distrito de Apodi, no Rio Grande do Norte, a 80 km de Mossoró. Feito de rocha calcária, o local já foi coberto pelo mar há milhões de anos. Possui 53 painéis com pinturas rupestres divididos em três áreas. No local foram encontrados fósseis de animais pré-históricos.
É lá também onde está situada a maior caverna do Rio Grande do Norte, a Caverna do Roncador. O Lajedo de Soledade é fonte inesgotável de conhecimento científico para centenas de pesquisadores, inclusive as mais respeitadas do mundo. Recebe, por mês, até 700 visitantes.
SITIO ARQUEOLÓGICO – PEDRA LAVADA sítio arqueológico da Pedra Lavrada é um conjunto rochoso localizado no município de Ouro Branco, Estado do Rio Grande do Norte. O referido sítio, que ocupa uma área de aproximadamente 1500 m², é repleto de inscrições rupestres, de tamanhos e formas variadas, gravadas em baixo relevo. Tais representações encontram-se espalhadas por diversos setores dos entroncamentos rochosos situados às margens do Rio Raposa, que nasce no vizinho município de São José do Sabugi e entra no solo potiguar, através do território ourobranquense, percorrendo uma distância de pouco mais de 19 km até desaguar no Rio Quipauá, nas proximidades da localidade denominada Lajes.
Durante muito tempo, o local onde encontra-se situado o Sítio da Pedra Lavrada, às margens do Rio Raposa, foi considerado como parte integrante do município paraibano de São José do Sabugi. Localizado numa propriedade comum aos dois estados, o referido sítio somente passou a ser reconhecido como parte do município de Ouro Branco-RN, após a realização de estudos promovidos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em cumprimento a uma solicitação feita pelo vereador e ativista cultural Genildo da Silva Medeiros.
“O entroncamento rochoso contendo as incisões rupestres encontra-se no