história
Um dos primeiros conflitos da “Guerra Fria” foi o bloqueio de Berlim devido ao facto da URSS ter contestado e bloqueado os meios de comunicação a Berlim quando as outras potencias que também governavam Berlim (EUA, França e a Grã-Bretanha) terem decidido unificar as suas zonas apoiando a criação da Republica Federal Alemã. Em 1949 a URSS dividiu a Alemanha em Republica Federal Alemã e Republica Democrática Alemã e para evitar o êxodo da população, Estaline em 1961 mandou construir o muro de Berlim.
As dificuldades da economia Americana
Os EUA entraram em crise devido a sua participação na guerra do Vietname em que tentaram assegurar a sua influencia a sudoeste da Asia mas os gastos financeiros, as mortes e a derrota final foram muito prejudiciais marcando a sociedade. A desvalorização do dólar, o aumento da competitividade industrial e a subida do preço do petróleo também contribuiu para o aumento das dificuldades económicas.
A era Brejnev
Entre 1964 e 1982 Brejnev que era membro do partido comunista, governou a URSS seguindo os métodos repressivos e autoritários de Estaline.
A nível económico, a agricultura não se desenvolveu enquanto que a nível industrial foi orientado para o fabrico de armamento para exploração espacial em prejuízo da produção de bens de consumo sendo frequente falta de alimentos e serviços.
A nível social, não existia desemprego oficialmente, houveram melhorias na educação e saúde mas o nível de vida era baixo assim como os níveis de consumo. Por outro lado os cidadãos ligados ao partido comunista tinham uma vida privilegiada.
A nível militar, a URSS reforça o poder aumentando a produção de armas e a exploração espacial. Em métodos repressivos usava os serviços do KGB.
Independência política e dependência económica
Para unir os países do denominado terceiro mundo, realizou-se a conferência de Bandung, em 1955. Na conferência destacou-se a condenação do colonialismo, da discriminação racial e da corrida ás armas nucleares e