história
Antecedentes:
Revolução de 1848
Unificação Alemã/ Guerra Franco-Prussiana
Durante a Guerra Franco Prussiana Napoleão III é capturado, e os franceses declaram fim a monarquia instituindo a III República francesa.
Decorrer:
Adolphe Thiers, eleito presidente da França, tem que negociar a rendição da da guerra, e tenta desarmar a Guarda Nacional. Os parisienses não aceitam e expulsam o Governo da cidade.
Com o vazio de poder deixado em PARIS, o proletariado assume poder tomando algumas medidas socialistas. E por pouco mais de 2 meses PARIS teve um governo a parte do da França.
Conclusão:
Com o apoio da Prússia ( que temia que movimentos esquerdistas se espalhassem), Thiers invadiu Paris, e com um saldo de mais de 20 mil mortes o governo operário foi derrotado, e seu fim teve o apelido de “semana sangrenta”
Motivos para o fim da Comuna:
A Comuna estava limitada geograficamente, já que não se espalhou pela França. PARIS era uma cidade socialista num país capitalista.
Havia divisões dentro da Comuna, uns eram MAIS radicais, outros menos.
Embora o governo tenha sido expulso de PARIS, ele se instaurou em Versalhes, e a Comuna não ataca Versalhes, possibilitando que o governo se organizasse para um contra-ataque
A comuna não tinha nenhuma organização militar Revolução de 1830
Antecedentes:
A França era governada por CARLOS X, um governo marcado por tendências absolutistas, medidas anti-liberais e por uma crise econômica causada pelas más colheitas.
Estopim:
Quando, em 1830, nas eleições, foram eleitos em maioria deputados liberais, Carlos X cria as Ordenações de Julho, na qual decretou que fossem retirados os CARGOS de todos os deputados eleitos. Sob liderança do duque Luís Felipe, a população começa movimentos revolucionários.
Conclusão:
Com o movimento popular, as chamadas “JORNADAS gloriosas”, Carlos X abdica do trono e pede exílio na Inglaterra. E duque Luis Felipe assume o trono, com apoio da burguesia, e decretou fim às