História
- Os primeiros navegadores a reconhecerem parte da costa do futuro Brasil foram os castelhanos Vicente Yañes de Pinzón e Diego de Lepe. Em torno de 1499, costearam o que hoje corresponde ao litoral do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá, chegando mesmo ao Amazonas.
- Os espanhóis participaram, juntamente com os portugueses, da grande aventura do descobrimento.
Ao longo dos anos 1530, muitos castelhanos seguiam ao lado dos portugueses, entre a marujada e a soldadesca, nas viagens portuguesas de reconhecimento e exploração. Alguns deles foram encontrados por Martim Afonso de Souza em 1531-1532.
2 - O balanço da presença espanhola no Brasil Colonial sugere uma importância bem maior do que o que se lhe tem atribuído. Foram castelhanos, e não catalães, bascos ou galegos, os "espanhóis" que mais atuaram na América nos primeiros séculos do descobrimento e colonização. Portanto, uma presença sobretudo castelhana, quer cultural, quer do ponto de vista populacional
- A presença espanhola no Brasil foi histórica e demograficamente densa no extremo-sul.
Durante a União Ibérica, o domínio espanhol sobre Portugal foi muito favorável para o alargamento territorial do Brasil.
Não seria exagero dizer que o perfil da região sulina no período colonial era mais propriamente português-castelhano-indígena do que português, ou português-indígena apenas.
- A presença espanhola no Brasil colonial foi estratégica e importante entre fins do século XVI e meados do XVII.
- Por meio das influências recíprocas entre as culturas lusitana e espanhola, intercâmbio herdado da própria Península Ibérica, a presença