Esparta x Atenas
Introdução------------------------------------------------------------------------- 4
Análise Histórica------------------------------------------------------------------ 5
Contribuições dos Gregos e Romanos para a sociedade atual -------------- 6
Sociedade Espartana x Sociedade Ateniense --------------------------------- 7
Conclusão ------------------------------------------------------------------------- 8
Referências ------------------------------------------------------------------------ 9
Introdução
Através desse trabalho, apresentam-se aspectos da historia da relação entre história e cinema. A relação entre História e Cinema não se resume a filmes históricos. Vai muito além. História e Cinema são duas narrativas, dois fenômenos históricos que falam do presente, do passado ou do futuro. Estabelecem relações, arriscam ordenações lógicas ou, por mais paradoxo que possa parecer, caóticas também.
História e Cinema podem falar de um mesmo assunto, de um mesmo tema. Mas as perguntas que fazem em relação ao passado são distintas uma das outras. Os objetos são outros, as pertinências e cobranças podem ser bem diversas.
Nesse trabalho, constata-se a análise histórica do filme Tróia, um conflito bélico entre aqueus e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia, além de conter uma pesquisa sobre as contribuições dos gregos e dos romanos para a sociedade atual e características da sociedade espartana comparada à sociedade ateniense.
Análise Histórica
A Guerra de Tróia
O filme começa com Agamêmnon prestes a conquistar Tessália, para isso os reis de cada lado decidiu fazer uma batalha “a moda antiga”, o melhor herói do exército de Agamêmnon contra o melhor herói de Tessália, assim temos o duelo entre Aquiles e Boagrius. Aquiles venceu facilmente.
Toda guerra tem uma causa e uma conseqüência, na Guerra de Tróia não foi diferente. Menelau estava cansado de tantas batalhas e procurou paz com Tróia, estavam finalmente em paz. Mas essa paz