História
Os primeiros hominídeos viviam em regiões de florestas, na África. Durante o período de glaciação da Terra, por volta de 5 milhões de anos atrás, as temperaturas caíram, as florestas diminuíram e deram lugar às savanas. Também o número de árvores foi reduzido e as que restaram ficaram mais finas. Com isso, os ancestrais dos orangotangos, chimpanzés e outros primatas, que se deslocavam pela copa das árvores, encontraram dificuldades para passar de uma a outra. Já os hominídeos se adaptaram às savanas, pois conseguiam andar sobre os pés sem a necessidade do auxílio das mãos. Há 2,5 milhões de anos surge o gênero Homo, Homo habilis na África oriental, com ele começa-se a usar ferramentas de pedra totalmente feitas por eles (começando o Paleolítico) e carne passa a ser mais importante na dieta do Homo Habilis. A origem dos Homo Sapiens atuais é bastante discutida, mas a maioria dos cientistas apóia a teoria da Eva Mitocondrial, apoiada por testes genéticos, em vez da teoria evolução multirregional, que defende que os seres humanos modernos evoluíram em todo o mundo ao mesmo tempo a partir das espécies Homo lá existentes e que se reproduziram entre si entre as várias migrações que supostamente fizeram. Os primeiros fósseis totalmente humanos foram encontrados na Etiópia há 160 mil anos.
Mesopotâmia
O nome Mesopotâmia foi criado pelos antigos gregos. Em grego meso significa “entre” e potamos significa “rio”. Para os povos do ocidente a região passou a ser Mesopotâmia. Já para os povos do oriente, a região não tinha um nome único, pois diversos povos a disputavam.
Os rios Tigre e Eufrates nascem no sul da atual Turquia e percorrem terras áridas e semiáridas em direção ao sul, indo desaguar no golfo Pérsico. Graças ao degelo de neve das montanhas ao norte e as chuvas de primavera, o fluxo de água era tão grande que as enchentes inundavam as margens dos rios e irrigavam as terras desérticas, principalmente entre os meses de abril e maio, a