I bertazzo
Dançarino e coreógrafo brasileiro.
Ivaldo Bertazzo (1949) nasceu em São Paulo e viveu no bairro da Mooca. Teve aula com as dançarinas Tatiana Leskova, Paula Martins, Renée Gumiel, Rachou Klauss e Mrika Gidali. Bertazzo também foi um incansável aprendiz, absorvendo técnicas de dança em vários países por onde viajou como Indonésia, Tailândia, Vietnã, Irã e índia.
Envolvido com a dança desde os 16 anos de idade, Bertazzo é conhecido por democratizar essa arte. Inventou o "Cidadão Dançante", conceito que levava ao palco pessoas comuns, de diferentes profissões e classes sociais.
Em 1975, criou a "Escola do Movimento - Método Ivaldo Bertazzo", no qual prezava a consciência dos movimentos do corpo. O dançarino também aprofundou-se nos estudos sobre fisioterapia como forma de enriquecer ainda mais sua técnica.
Durante quase 30 anos, criou 36 espetáculos. Trabalhou a noção de cidadania aliada à dança. Seu conceito de dança fez parte de várias Ongs e projetos dos grupos de dança da periferia paulista.
Em 2002, Com o projeto "Dança Comunidade", em parceria com a Petrobrás, Instituto Votorantim e Sesc, impulsionou a formação da "Cia. Teatro Dança Ivaldo Bertazzo".
Desenvolveu um projeto social na Favela da Maré que resultou nos espetáculos "Mãe Gentil" (2000), "Folias Guanabaras" (2001) e "Danças das Marés" (2002). Em 2004, com 64 jovens da periferia de São Paulo, produziu o fabuloso "Samwaad".
Voltou a atuar nos palcos com o espetáculo "Kashmir Bouquet". Teve um quadro especial na televisão, no programa Fantástico, onde mostrava os benefícios da dança para o corpo.
Ivaldo Bertazzo mantém a "Escola do Movimento", em São Paulo, onde propaga o seu curso de Formação no Método Bertazzo.
··.
O que é coreografia:
A montagem de uma coreografia exige do artista um domínio dos elementos estéticos já codificados por diversos estudiosos da dança, como o espaço, o tempo, o peso e a fluência, em relação ao corpo