Mito da caverna
Essa relação acontece pelo fato de atualmente muitos viverem em “cavernas” que estão existentes em nosso cotidiano. A grande maioria dos programas de televisão fazem as pessoas perderem seus valores familiares e darem importância a coisas desnecessárias, novelas que expõe o ser humano da maneira mais vulgar possível, propagandas que nos estimulam a comprar cada vez mais e nos levam a crer em falsas necessidades.
No Brasil, por exemplo, pagamos impostos caríssimos e não temos nem educação básica de qualidade e nem cobramos isso daqueles que nos mesmos elegemos, aquele candidato que prometia uma boa educação , saneamento, saúde pública em época de campanha e que muitos votaram sem nem saber ao certo de quem se tratava ou de como era sua carreira política, candidato este que quando chegou ao poder esqueceu do povo que o elegeu. O conformismo faz as pessoas se acomodarem, e não lutarem por seus ideais.
Através da educação várias pessoas podem libertar-se dessas cavernas. Saindo do senso comum para algo mais crítico, deixando de crer em uma suposta realidade e vendo a situação por outro ângulo. Se nossas escolhas não se encaixarem com aquilo que a sociedade aceita, seremos criticados, sendo assim, temos que nos adaptar aquilo que é seguido para vivermos mais tranquilamente. Existem várias cavernas, e as pessoas dividem-se entre elas, e ali dentro, ignoram a verdade sobre as coisas, pois não as conhecem.
Quando uma pessoa consegue libertar-se de uma caverna, ela jamais voltará a ser como antes, torna-se detentor de conhecimento e precisa mostrar suas descobertas aos outros. No início o conhecimento pode ser visto de maneira estranha mas aos poucos ao ir descobrindo o mundo que o rodeia, e percebendo a quantidade de pessoas que estão submissas, precisará de muita coragem e determinação para mostrar ao resto da sociedade a situação em que se encontram, pois não é fácil fazer alguém que está alienado