História
Francisco Ferreira
Curso de História - UVA
RESUMO
O presente artigo irá abordar a herança medieval que perdura ainda hoje no nosso meio. Apesar de existir um ‘preconceito’ com a Idade Média, muitos chamam esse período de “Idade das Trevas”, utilizarei o presente artigo para expor algumas, talvez as principais invenções que o homem medievo desenvolveu e/ou aperfeiçoou, invenções essas que se encontram ainda no nosso meio.
Palavras -chave : História Medieval, Invenções e Heranças.
O presente artigo que tem como título ‘ Heranças Medievais na Sociedade do Ocidente’, minha ideia inicial era colocar como título ‘ Resquícios Medievais’, mas como podemos ver no dicionário1 a definição da palavra é, [Do esp. resquicio] S. M. 1. Lasca ou pequeno fragmento de madeira ou de outro material. 2 . Resíduo, vestígio. Não seria adequada, como veremos no decorrer do artigo, pois não existe pequeno fragmento de herança.
Os humanistas do século XVII rotularam o período da Idade Média (período que vai do século IV ao século XV) de ‘Idade das Trevas’, além deles muitas pessoas afirmam que nesse período houve um retrocesso cultural. A classificação de ‘Idade das Trevas’ infelizmente ainda hoje perdura em nossos tempos. Isso é disseminado até mesmo nos livros didáticos.
Devemos analisar o período Medieval como se fosse algo completamente diferente, um outro mundo. Não podemos analisar com os “olhos do homem do século XXI”. O homem medievo possuía outro modelo de organização social, chamado de feudalismo, que era determinada pelo nascimento, era rigidamente hierarquizada. O homem medievo também sofreu muito com as invasões, diversos povos como vikings e outros ‘bárbaros’, tentaram invadir, eles sofreram também com as pestes, e eram também controlados pela Igreja.
Podemos entender melhor porque ainda alguns ainda possuem essa concepção (‘Idade das Trevas’), podemos observar isso no livro – Origens