história
Mensalão
O chamado mensalão foi denunciado pelo então deputado federal e presidente do PTB Roberto Jefferson (RJ) ao jornal Folha de S.Paulo no início de junho de 2005, durante o primeiro mandato de Lula. A entrevista foi dada depois de reportagem da revista Veja apontar o então parlamentar e seu partido como beneficiários de um esquema de corrupção nos Correios.
Acuado pelas denúncias, Jefferson partiu para o ataque e disse que o tesoureiro do PT na época, Delúbio Soares, pagava uma "mesada" a parlamentares do PP e do então PL, hoje PR, em troca de apoio ao governo no Congresso.
Além desses parlamentares também vários outros partidos foram acusados de envolvimento no esquema. O episódio do mensalão foi o momento de maior crise política nos oito anos de governo Lula. Além da CPI dos Correios, o governo não conseguiu impedir a criação da CPI dos Bingos, no Senado, inicialmente criada para investigar denúncias contra um assessor de Dirceu em 2004.
Passada a fase mais aguda da crise política, a maioria dos envolvidos no esquema não conseguiu voltar à cena política com a mesma expressão que tinha antes do escândalo.
Lula, que alegou desconhecimento quando surgiram as acusações e não foi denunciado, foi reeleito à Presidência em 2006.
Após oito anos da revelação do escândalo, o Supremo Tribunal Federal determinou execução das penas de condenados por envolvimento no esquema. Dos 25 condenados, dezoito cumprem pena.
The political crisis is associated with a collapse of the administrative system. Can be triggered by a coup, popular revolt, etc.
Mensalão
The so-called mensalão was denounced by then-congressman and president of the PTB Roberto Jefferson (RJ) to the newspaper Folha de S. Paulo in 2005, during Lula's first term. The interview was given after a report in the magazine Veja