Primeiro Papa
Pedro foi o primeiro papa?
O que a História ensina sobre a origem da sucessão de papas?
A conduta e os ensinos dos papas apoiam suas afirmações?
O papa é “o sucessor de São Pedro”?
EM 2002, o Papa João Paulo II escreveu uma carta ao bispo de Limburg, Alemanha, invalidando uma decisão do bispo relacionada ao aborto. Nessa diretiva, o papa começou dizendo que era o responsável pelo “bem-estar e união de todas as igrejas individuais segundo a vontade de Jesus Cristo”. Ele alegou ter autoridade para anular a decisão do bispo porque, como papa, era o “sucessor de São Pedro”.
De acordo com uma definição da Igreja Católica Romana, “Cristo nomeou São Pedro como o principal dos apóstolos”. A Igreja Católica diz ainda que “Cristo determinou que Pedro sempre deveria ter sucessores neste primado; e que os bispos romanos são esses sucessores”. — New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica), 2003, Volume 11, páginas 495-496.
Essas afirmações são sérias. Você já procurou saber se elas são válidas? Vamos analisar a resposta a três perguntas: (1) A Bíblia apoia a afirmação de que Pedro foi o primeiro papa? (2) O que a História ensina sobre a origem da sucessão de papas? (3) A conduta e os ensinos dos papas mostram que eles são sucessores de Pedro?
Pedro foi o primeiro papa?
Para provar que a Igreja está alicerçada em Pedro, os católicos já por muito tempo usam as palavras de Jesus em Mateus 16:18: “Tu és Pedro, e sobre esta rocha construirei a minha congregação.” De fato, essas palavras estão inscritas em latim sob a cúpula da Basílica de São Pedro em Roma.
Houve tempo em que Agostinho, um respeitado Pai da Igreja, acreditava que a congregação tinha sido edificada em Pedro. No entanto, perto do fim de sua vida, ele mudou seu conceito sobre o significado das palavras de Jesus. Numa obra conhecida como Retractationes (Retratações), Agostinho argumentou que foi em Jesus que a Igreja, ou seja, a congregação cristã, foi