concílio de Niceia
Convocado pelo Imperador Constantino, Aprovou a profissão de fé apresentada por Eusébio, bispo de Cesárea.
381 - PRIMEIRO CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA:
Convocado por Teodósio, o Grande.
Aprovado o credo niceno-constantinopolitano.
431 - CONCÍLIO DE ÉFESO:
Convocado pelo papa S Celestino I. Condenou Nestório, Patriarca de Constantinopla, já Norte do Iraque, em algumas regiões da Síria, na Libéria e parte do Sudão, negava a existência de duas naturezas em Cristo, a humana e a Divina. O CONCÍLIO proclamou que a Vigem Maria é a verdadeira Mãe de Deus e a existência das duas naturezas, divina e humana, na pessoa de Jesus Cristo.
451 - CONCÍLIO DA CALCEDÔNIA:
Convocado pelo Imperador Marciano afirmava que, a partir encarnação, em Jesus Cristo se fixou só a Natureza Divina, com absoluta exclusão da natureza humana..
553 - SEGUNDO CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA.
Convocado por pelo Imperador Justiniano. Presidido pelo papa Virgílio Condenou o Nestorianismo e alguns conceitos da doutrina elaborada pelo exegeta grego, Orígenes.
680-681 - TERCEIRO CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA.
Foi convocado pelo Imperador Constantino Pogonato.
Presidido sucessivamente pelos papas Santo Agaton e São Leão II. Foi definida a doutrina ortodoxa das duas naturezas de Jesus Cristo, divina e humana para por fim a doutrina do Patriarca de Constantinopla, fundador do Monotelismo que proclamava ser apenas divina a natureza de Jesus.
782 - SEGUNDO CONCÍLIO DE NICÉIA:
Presidido pelo papa Adriano Estabelecido um conceito para a veneração das imagens. Proibiu as normas estabelecidas pela Imperatriz Irene de Bizâncio 869 - 870 - QUARTO DE CONSTANTINOPLA
Tratou da condenação de Fócio, Patriarca de Constantinopla, que separou a Igreja Grega da Igreja Roma que persiste até hoje após o Concílio do Vaticano II
1123 - PRIMEIRO CONCÍLIO DE LATRÃO:
Convocado pelo Papa Calisto II Dirimiu a questão das Investiduras e objetivou confirmar a harmonia e a paz entre