Concilio de Niceia
- Este concilio foi o primeiro concilio ecumênico, que significa que ele se estendendo a toda a Igreja. Foi um concilio de bispos cristãos reunidos na cidade de Niceia da Bitinia (Turquia) em 325 d.C.
- Ele foi convocado pelo imperador Constantino, que era o mestre de todo o império. De fato, depois de sua vitória sobre Licínio (em setembro 324), o Constantino acaba de estender sua dominação ao todo o império romano, anexando as províncias orientais. Ele encontra todas as igrejas cristas profundamente divididas sobre questões de disciplina eclesiástica : a fixação da data da Pascoa, a heresia do Ario *, a questão cristologica entre Jesus e Deus, a construção da primeira parte do Credo Niceno, a promulgação da lei canônica....
- * A heresia do Ario foi uma disputa entre os apoiantes e opositores de Ario : este sacerdote de Alexandria foi condenado, anos o meses antes do Concilio, por seu bispo Alexander por sua doutrina subordinatianiste (= doutrina que faz do Filho o subordinado do seu Pai), mas foi apoiado por muitos teólogos com autoridade na Palestina e na Ásia Menor.
- Então, o Constantino (que era provavelmente já convertido ao cristianismo), se preocupou de restaurar a paz e a unidade da Igreja. Ele convocou um concilio ecumênico, reunindo não só os conselhos anteriores como os bispos de uma província ou região, mas os de toda a Cristandade. Este concilio teria por objetivo resolver todos os problemas que dividiram as Igrejas Orientais.
- Este concilio reuniu mais de dois centos bispos. A maioria foi do Oriente (Egito, Palestinia, Siria, Asia Menor), e os ocidentais foram muito poucos.
- A decisão mais importante do Concilio era sobre a trinitária teologia : o Filho foi declarado “da mesma sustância” do que o Pai. Essa formula de fé, o famoso credo de Niceia significa a igualdade absoluta do Pai e do Filho : ela foi expressada pelo termo grego “homoousios”, que significava “consubstancial”. Essa