Felipe
O estator tem em sua estrutura ferromagnética os polos, onde enrola-se as bobinas para formar o campo magnético. Já o rotor é formado por um núcleo de ferro com enrolamentos por sua superfície, para receber alimentação de um sistema de comutação. A comutação vem através de um comutador ligado ao eixo do rotor, com superfície cilíndrica e laminas que são juntas aos enrolamentos e as escovas fixas, para pressionar o motor comutador, são ligadas eletricamente.
Para entender o funcionamento do motor mesmo com imãs fracos você consegue perceber a atração e a repulsa entre eles. Esse motor usa essa propriedade para transformar eletricidade em movimentos circulares. Como os imãs não alteram sua atração quando dentro do motor, ele consegue uma rotação continua.
Esse motor tem um dos melhores custo beneficio dependendo da aplicação, muito confiável pelo seu funcionamento em quadrantes, baixo custo, consegue um alto torque na partida e em baixa rotação, é extremamente fácil para variar sua velocidade sem perder sua continuidade, mesmo que