O papa e a santa sé
A palavra papa é, literalmente, uma forma carinhosa de chamar de “pai”. Em sentidos religiosos, significa o Bispo da Igreja Romana, líder mundial da Igreja Católica, chefe de Estado, da cidade do Vaticano.
A Igreja Católica considera como o primeiro papa da história São Pedro (Simeão Pedro), um dos 12 apóstolos de Jesus, que no século I após a morte deste, assumiu a função de líder do cristianismo e chefe dos 12 apóstolos. Logo, é por isso que é considerado como papa todo sucessor do apóstolo Pedro. Todavia, o termo papa desde o século V já era utilizado para caracterizar os bispos do Ocidente, mas como ordem do papa Gregório VII, em 1073, o termo se tornou de uso exclusivo para o bispo de Roma, com exceção apenas do patriarca de Alexandria, da Igreja Ortodoxa Grega, que mantém o título até hoje.
O sumo-pontíficie possui vários ofícios. Costuma visitar países para difundir as crenças católicas, mensagens e princípios do cristianismo. Na Antiguidade, eles ajudaram a resolver disputas doutrinárias; na Idade Média na Europa Ocidental tentavam evitar guerras através dos monarcas e atualmente estão dando muita ênfase a unidade, diálogos religiosos e principalmente aos direitos humanos, tendo assim grande participação na história da humanidade.
Os papas possuem 3 tipos de roupas:
1-Traje comum (roupa do dia-dia)= bata branca com sapato vermelho, que representa o sangue dos que morreram por Cristo e faixa branca com o brasal papal com cordão na cintura, que os algozes de Cristo usavam.
2-Traje ordinário (usado para cerimônias) =bata branca com 33 botões (idade que Jesus foi crucificado) mais a estola na cor vinho e dourado, que significa o poder supremo do sacerdote mais a mozeta, que é o manto vermelho que simboliza a autoridade espiritual e o pálio, que é o cordão do pescoço que representa a união do papa com toda a Igreja.
3-Traje solene (eventos mais importantes) = bata branca por debaixo da casula, que é o manto dourado com a