embriologia
Aluno: Davi Sá Ibiapina
1. Qual a importância da zona pelúcida durante a passagem do zigoto pela trompa de falópio?
2. Descreva como ocorre uma gestação de gêmeos fraternos.
3. Conceitue neurulação e em qual semana do desenvolvimento embrionário ocorre esse processo.
4. Quais os dois primeiros sistemas que se desenvolvem no embrião?
5. Quais os principais anexos embrionários na espécie humana?
1. Assim que este penetra a zona pelúcida, ocorre uma reação zonal, uma mudança que torna esta zona impermeável a outros espermatozóides. Isso facilita a passagem dos espermatozóides.
2. Há dois tipos de gêmeos: os idênticos e os fraternos. A diferença está no processo de fecundação, onde na formação de gêmeos fraternos, também chamados de bivitelinos, há dois óvulos e dois espermatozóides envolvidos, que dão origem a dois fetos no mesmo período, sendo assim, neste caso, os bebês não compartilham a mesma estrutura que os nutrem, e podem ser tão distintos quanto dois irmãos não gêmeos, apresentando sexos, ou mesmo grupos sanguíneos diferentes. Já os gêmeos idênticos ou univitelinos, há apenas um óvulo e um espermatozóide envolvidos no processo, mas que após a fecundação dão origem a duas células diferentes que darão origem aos gêmeos idênticos, geralmente possuem a mesma placenta. Quando nascem, os gêmeos idênticos possuem bastante semelhança física.
3. A neurulação faz parte da organogénese nos embriões vertebrados e inicia a formação do sistema neural, comitantemente à de outras estruturas importantes para a sustentação do embrião. Esse processo ocorre durante a terceira e a quarta semana.
4. O sistema nervoso e o sistema cardiovascular.
5. Os principais anexos embrionários são: vesícula vitelina (saco