história
Disciplina: História Professor: Alexandre
1- C) a revolução industrial e a revolução francesa.
O mundo contemporâneo teve início com a Revolução Industrial, que foi a substituição da ferramenta pela máquina, ou seja, se libertassem os escravos usando eles como uma máquina (quando precisassem) e pagando menos, os escravistas deduziram que teriam mais lucro. E a outra revolução chamada Revolução Francesa, que também fez parte desta nova época para os franceses que come essa revolução ganharam corpo as ideias iluministas e os ideais pregados pela revolução, “liberdade, igualdade e fraternidade”, desde aquela época as pessoas já lutam pelo mesmo motivo, e que para alguns, esses ideais já foram conquistados.
2- D) criação de tribunais revolucionários e a abolição dos direitos senhoriais.
Esta “Época da Convenção” marca a tomada de poder a ser realizada pelas camadas populares francesas. Neste período houve uma motivação para uma convocação de uma Convenção Nacional. Alguns membros da Convenção realizaram o decreto de “pátria em perigo” e logo após, criaram um órgão, conhecido como Comitê de Salvação Pública. Após a Queda da Bastilha, a assembleia nacional constituinte aboliu a cobrança de dízimo pela Igreja Católica inclusive as obrigações feudais. Nesta assembleia foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, esta declaração dava o direito à liberdade de expressão, a garantia de propriedade.
3- C) A burguesia liberal definiu seu modelo de Estado com a promulgação da Primeira Constituição da França, em 1791, durante a Assembleia Nacional, que instituiu uma monarquia constitucional baseada no sufrágio censitário e na divisão dos poderes do Estado em executivo, legislativo e judiciário.
Em setembro de 1791 foi aprovada uma Constituição para a França, onde se estabeleceu o voto censitário (só podiam votar os cidadãos que tinham certa renda), o livre comércio e a livre iniciativa para os negócios acabando