engenharia biomedica
INTRODUÇÃO ÀS ENGENHARIAS
ENGENHARIA BIOMÉDICA NO COMBATE À DEFICIÊNCIA VISUAL
SÃO BERNARDO DO CAMPO
DEZEMBRO 2013
1. Engenharia Biomédica
A Engenharia Biomédica é o ramo das ciências da engenharia que tem como objetivo o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias voltadas para a área da saúde. O grande desafio da Engenharia Biomédica no Brasil é a produção de conhecimento que induza o fortalecimento das empresas nacionais e a inovação tecnológica, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde para a assistência aos cidadãos. O engenheiro biomédico pode atuar em toda cadeia da saúde pública ou privada. Entre as mais destacadas o projeto e a produção de dispositivos eletrônicos. A pesquisa por novas tecnologias, assim como administração e atividades regulatórias e fiscalização de toda cadeia hospitalar e gestão em saúde. Atualmente, uma das áreas mais carentes de profissionais de engenharia biomédica é a produção de tecnologia brasileira para a saúde, dentre inúmeros exemplos produção instrumental cirúrgico e dispositivos de suporte à vida, para cirurgias emergências médicas e manutenção da saúde construção de próteses e órteses. A Engenharia Biomédica pode ser dividida em quatro sub-áreas:
Bioengenharia: voltada ao desenvolvimento da ciência biomédica; por exemplo, estudando o funcionamento de neurônios e de células cardíacas com o auxílio de modelos matemáticos e simulações.
Engenharia de Reabilitação: objetivando desenvolver sistemas eletrônicos e mecânicos que melhorem as condições de vida de deficientes.
Engenharia Médica: direcionada ao estudo, projeto e execução de instrumentação (principalmente eletrônica), sensores, próteses, etc, para a área médica;
Engenharia Clínica ou Hospitalar: voltada às atividades de certificação e ensaios de equipamentos médicos, e atividades em hospitais incluindo projeto, adequação e execução de instalações,