Engenharia BIomédica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Fernando Andrade Nicola Ribeiro
ENGENHARIA BIOMÉDICA E NEUROCIÊNCIA COMPUTACIONAL: NOVAS ÁREAS COM GRANDES POTENCIAIS
Uberaba
Agosto 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO-UFTM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ENGENHARIA BIOMÉDICA E NEUROCIÊNCIA COMPUTACIONAL: NOVAS ÁREAS COM GRANDES POTENCIAIS
Este trabalho tem como finalidade abordar os respectivos temas: Engenharia Biomédica e Neurociência Computacional,enfatizando as principais funções destes e áreas de atuação, solicitado como trabalho extraclasse pelo professor do departamento do curso de Engenharia Elétrica.
Aluno : Fernando Andrade Nicola Ribeiro
Turma: 04
Orientador: Professor Vitor Chaud
Uberaba
Agosto 2013
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve sobre introdução sobre engenharia biomédica e neurociência computacional. Ambas trabalham fortemente com áreas científicas que, cada dia mais, se aprofundam em pesquisas favorecendo tanto o bem estar da população como descoberta de cura de doenças, como também favorecendo á todo o setor hospitalar, sobretudo médicos, oferecendo o material necessário para estes executarem seu trabalho com êxito.
1- INTRODUÇÃO
A neurociência computacional pode se relacionar com diferentes áreas da ciência, como neurobiologia, física, etc. Esta se encontra dentro da neurociência, que tem como finalidade formar modelos matemáticos e computacionais para propor e entender os mecanismos e a função do sistema nervoso. A engenharia biomédica em um termo geral, é o ramo das ciências da engenharia que tem como principal objetivo desenvolver a aplicar tecnologias voltadas para área da saúde. No Brasil a engenharia biomédica é voltada para o desenvolvimento de conhecimento que induza o fortalecimento das