arte
«Primeiro, “é improvável que alguém compreenda o que o outro quer dizer, tendo em conta o isolamento e a individualização da sua consciência. O sentido só se pode entender em função do contexto, e para cada um, o contexto é basicamente, o que a sua memória lhe faculta”. Segundo, “é improvável que uma comunicação chegue a mais pessoas do que as que se encontram presentes numa situação dada. O problema assenta na extensão espacial e temporal”. Terceiro, é improvável obter o resultado desejado, pois ainda que uma comunicação seja entendida não significa que tenha sido aceite. “Por ‘resultado desejado’ , entendo o facto de que o recetor adote o conteúdo seletivo da comunicação (a informação) como premissa de seu próprio comportamento, incorporado à seleção novas seleções e elevando, assim, o grau de seletividade.” (in LUHMANN, Niklas – A improbabilidade da Comunicação – Lisboa: Vega Passagens, 1992)
Partindo das teorias de comunicação de Luhmann e da sua conceptualização específica comente criticamente o valor da afirmação acima transcrita.
Questão II
“…porque todos os músicos entendem o que representa um trabalho de sábado a noite num country club e atuam em concordância, porque todos conhecem a musica “Exactly Like You” bem como uma centena de musicas semelhantes ,porque todos sabem que os outros as conhecem como eles as conhecem, o seu trabalho pode ser desempenhado com sucesso. O conceito da cultura, em síntese, é utilizado pelos sociólogos como uma explicação para o comportamento desses músicos e de todas as restantes formas de ação concertada que eles representam”… (Becker, 1986:12)
Comenta o excerto transcrito, tendo em conta a conceção da cultura de Howard Becker.
Questão I
Não podemos pensar o conceito de sociedade sem o associarmos a comunicação, enquanto fator impulsionador de relações humanas, dito de outro modo, a sociedade integra o conceito de comunicação, como elemento essencial da sua própria existência.
Desde