Engenharia Biomedica 01
Continuada a Distância
Curso de
Engenharia Biomédica
Aluno:
EAD - Educação a Distância
Parceria entre Portal Educação e Sites Associados
Curso de
Engenharia Biomédica
MÓDULO I
Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada, é proibida qualquer forma de comercialização do mesmo. Os créditos do conteúdo aqui contido são dados aos seus respectivos autores descritos na bibliografia consultada.
2
Este material deve ser utilizado apenas como parâmetro de estudo deste Programa. Os créditos deste conteúdo são dados aos seus respectivos autores MÓDULO I
1. INTRODUÇÃO À ENGENHARIA BIOMÉDICA
História da Engenharia Biomédica
A história da engenharia biomédica baseia – se em milhares de anos. Em 2000, os arqueólogos alemães descobriram uma múmia de 3.000 anos de Thebes com um protético de madeira amarrado a seu pé para servir como um “dedo grande do pé”. Os investigadores disseram que devido análises feitas esse desgaste na superfície inferior sugere que poderia ser a prótese mais velha de membro a que se tem notícia.
Em 1816, o médico francês Rene Laennec colocou sua orelha ao lado de uma caixa desencapada, assim que enrolou em cima um jornal e escutou através dele, provocando a idéia que posteriormente aconteceria à invenção do estetoscópio de hoje.
Não importa qual a data, a engenharia biomédica forneceu avanços na tecnologia médica para melhorar a saúde humana.
As realizações biomédicas da engenharia variam dos dispositivos adiantados, tais como: muletas, sapatos de plataforma, dentes de madeira, marcapassos, máquinas semelhantes ao coração-pulmão, máquinas de hemodiálise, equipamento de diagnóstico, tecnologias de imagem de várias formas, órgãos artificiais, implantes e próteses avançadas. A academia nacional de engenharia estima que há atualmente aproximadamente
32.000 bioengenheiros que trabalham em várias áreas de tecnologia da saúde. Como um esforço acadêmico,