Estudo Dirigido Jos Bleger
BLEGER, José. Temas de Psicologia: entrevista e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
1) Discuta, as diferenças entre a entrevista aberta e a entrevista fechada.
R. Entrevista aberta – o entrevistador tem ampla liberdade para as perguntas ou para suas intervenções, permitindo-se toda a flexibilidade necessária em cada caso particular.
A liberdade do entrevistador reside na flexibilidade suficiente para permitir, na medida do possível, que o entrevistado conduza o campo da entrevista segundo sua estrutura psicológica particular.
A entrevista aberta possibilita uma investigação mais ampla e profunda da personalidade do entrevistado.
Entrevista fechada – as perguntas já estão previstas, assim como a ordem e a maneira de formulá-las, e o entrevistador não pode alterar nenhuma destas disposições.
A entrevista fechada é, na realidade, um questionário que passa a ter uma relação estreita com a entrevista, na medida em que uma manipulação de certos princípios e regras da mesma facilita e possibilita a aplicação do questionário.
A entrevista fechada permite uma melhor comparação sistemática de dados, além de outras vantagens próprias de todo o método padronizado.
2) Apresentem as principais características das entrevistas quanto ao beneficiário do resultado.R. As principais características das entrevistas quanto ao beneficiário do resultado são as seguintes:
Consulta psicológica ou psiquiátrica – buscar informações a respeito da vida do indivíduo, seus hábitos, seus comportamentos, estilo de vida e personalidade.
Entrevista cujo objetivo é a pesquisa – buscar informações a respeito do objeto de estudo do entrevistador, que seriam as informações que o entrevistado pode fornecer; utiliza anamnese, com perguntas pré-estabelecidas.
Entrevista que se realiza para um terceiro (instituição) – o entrevistador atende às solicitações do contratante (instituição), e a partir dessas irá realizar uma entrevista a fim de satisfazê-las (ex.