História
Desembarque de Cabral em Porto Seguro (estudo), óleo sobre tela, Oscar Pereira da Silva, 1904. Acervo do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.
A história da Bahia é um domínio de estudos de história que, canonicamente, se estende desde a chegada dos portugueses, em Porto Seguro, em 1500, até os dias atuais.
Apesar das controvérsias, oficialmente o Brasil foi descoberto pelos europeus em 22 de abril de 1500 pelo navegador português Pedro Álvares Cabral, que, no comando de uma esquadra com destino à Índia, chegou ao litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro,[1] mais precisamente no distrito de Coroa Vermelha,[2] onde foi realizada a primeira missa no Brasil.[3] A partir de 1530, a Coroa Portuguesa implementou uma política colonizadora, inicialmente com as capitanias hereditárias, depois com o Governo-Geral, instalado em 1548 em Salvador.
Índice
[esconder]
1 Descoberta e colonização
2 Capitanias hereditárias
2.1 Capitania da Bahia
2.2 Capitania de Porto Seguro
2.3 Capitania de Ilhéus
2.4 Capitania das Ilhas de Itaparica e Tamarandiva
2.5 Capitania do Paraguaçu ou do Recôncavo da Bahia
3 Província da Bahia
4 Invasões holandesas
5 Séculos XVIII e XIX
6 Conjuração Baiana
7 Independência
8 Brasil República
9 Bibliografia
10 Referências
11 Ver também
[editar]Descoberta e colonização
Local de chegada dos primeiros portugueses ao Brasil no ano de 1500, a região do que viria a ser o estado da Bahia começou a ser povoada na primeira metade do século XVI. Através da exploração do território, se descobriu a existência do pau-brasil, essa matéria-prima passou a ser largamente explorada, atraindo desde comerciantes portugueses a contrabandistas europeus, em especial, osfranceses. Várias outras explorações ocorreram, a partir daí, chegando lentamente portugueses com interesses nas novas terras.
Gradualmente, o território baiano atual foi colonizado, povoado e conquistado por expedições denominadas de