RESUMO
IRAILMA ALMEIDA RIOS
JAINÁ LIMA RIOS
RESUMO
MAIRI-BA
2012
IRAILMA ALMEIDA RIOS
JAINÁ LIMA RIOS
RESUMO
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Administração, Faculdade de Riachão do Jacuípe, sobre a orientação da Professora Rosana Claudia Ferreira.
MAIRI-BA
2012
O preconceito linguístico tem sido reforçado cotidianamente pelos meios de comunicação, livros didáticos e ainda pela gramática normativa, mesmo de forma implícita e por trás das “boas intenções”. Assim, cria-se fantasias e mitos acerca da língua falada.
Mito I- A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente. A escola não leva em consideração a extensão territorial e a injustiça social, impondo uma norma lingüística padronizada, desrespeitando a variedade do português não- padrão.
Mito II- Brasileiros não sabe português só em Portugal se fala bem português.Retrata o pensamento da existência de uma língua inferior á outra e que o brasileiro não sabe falar português e que em Portugal se fala bem o português.
Mito III- Português é muito difícil.O ensino brasileiro é fundamentado na gramática de Portugal, as regras ensinadas na escola não corresponderam á língua falada e escrita, criando assim o mito que o português é difícil.
Mito IV- As pessoas sem instrução falam tudo errado.Retrata o preconceito sofrido por aqueles que não têm acesso a educação formal e que sua língua é considerada feia, diferente da língua ensinada na escola.
Mito V-O lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão.O autor aborda a questão de local específico “melhor” ou “pior” fala português.
Mito VI- O certo é falar assim porque se escreve assim. Mostra o mito em que muitos acreditam que a pronuncia da forma que se escreve éa mesma que se fala.
Mito VII-É preciso saber gramática para falar e escrever bem. Mostra a gramática como a