FATO SOCIAL
ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DE DURKEIN
A sociologia positivista desenvolvida por Émile Durkheim constitui um marco no pensamento sociológico, a medida que definiu-se, de modo claro e objetivo o conceito de fato social, como objeto de estudo da sociologia.
Definido tal conceito, Durkheim desenvolve um método para avaliar o funcionamento da sociedade e identificar possíveis anomalias que prejudiquem a ordem social e sua respectiva coesão social. Utilizando a análise da coesão social que ele interpreta o estado de saúde da sociedade e de suas instituições sociais em particular.
SOCIEDADE CAPITALISTA MODERNA
Os burgueses (empresários) proprietários dos meios de produção, que buscam maior lucro.
Os proletários (trabalhadores) proprietários da força de trabalho, que buscam maior salário.
EXPLICAÇŌES RACIONAIS
Esta nova sociedade que se consolidava requeria novas formas de explicação do mundo, do universo e do sentido das coisas. Assim, a perspectiva teológica medieval foi substituída por um conjunto de explicações racionais dos fenômenos sociais e naturais.
A razão passou a ser a fonte de explicação típica da sociedade capitalista moderna, e junto com ela surgiram os desenvolvimentos científicos nos mais vários campos da vida, da produção e da organização social.
ANTROPOCENTRISMO
O homem passou a ser o centro do universo. Essa dimensão antropocêntrica colocou a razão humana como um dos motores do desenvolvimento histórico, econômico e social da nova sociedade que se consolidava.
Sendo assim, se antes Deus explicava as determinações da estrutura social medieval, agora é o próprio homem que vai encontrar explicações racionais para justificar a estrutura social constituída por uma relação entre burgueses e proletários.
É justamente na busca dessas explicações e uma forma de manter ou transformar a ordem social que a Sociologia surge como uma ciência pela qual se pretende estudar as relações sociais.
MÉTODO E OBJETO DE ESTUDO
Com o uso