O fazer do psicólogo
RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão de literatura sobre a síndrome de Down, com foco no trabalho do psicólogo. A literatura a respeito das intervenções psicológicas com portadores da síndrome de Down é escassa. Pesquisou-se no portal da Biblioteca Virtual de Psicologia, por meio da expressão "síndrome de Down", os trabalhos publicados entre 2003 até 2008, perfazendo o total de 39 trabalhos. Foram criadas categorias, de acordo com os objetivos específicos desta pesquisa, a saber, conhecer os temas, os objetivos, os tipos de pesquisa e a intervenção do psicólogo junto à pessoas com síndrome de Down. Os resultados indicaram a predominância da família e da linguagem como temáticas tratadas, a prevalência de objetivos de pesquisa descritivos, sendo as pesquisas, em sua maioria, de campo e, finalmente, a pouca representatividade da intervenção do psicólogo.
Palavras-chave: síndrome de Down; intervenção; Psicologia.
A literatura a respeito das intervenções psicológicas com portadores da SD é escassa, sendo mais comuns trabalhos produzidos pela área da Fonoaudiologia e da Fisioterapia, enfocando a linguagem e a motricidade. Entretanto, dentre os trabalhos da Psicologia, ressaltam-se aqueles que enfatizam atendimento psicológico a familiares (GUIMARÃES, 2006; PETEAN & SUGUIHURA, 2005; SILVA & DESSEN, 2003).
A Psicologia pode auxiliar no desenvolvimento da pessoa com SD, tendo como objetivos, de curto, médio e longo prazo a aprendizagem de estratégias tanto por profissionais, quanto por familiares e pelos próprios portadores para a promoção do desenvolvimento. Assim, a intervenção pode ocorrer de várias maneiras. Uma delas é o aconselhamento genético, no qual os familiares são abordados antes, durante e depois da consulta com o geneticista, para facilitar o vínculo com a equipe e a compreensão de ambos