História e Maquiavel
G1. 2013.2
Prof. Umberto Alvim
Aluno. Jonathan A. Marques
# Discuta a concepção de história e o uso dessa forma de conhecimento na formulação da teoria política de Maquiavel.
Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.
Em plena época do Renascimento e suas inovações culturais, ou seja, das novas pretensões que estavam em descoberta, como a física, medicina por exemplo. Por fim, com o as descobertas de Galileu e com o próprio ideal renascentista de domínio da natureza, Maquiavel cria sua filosofia politica.
Baseado nessas ideias e na história, Maquiavel cria sua teoria politica. Ele fez o uso dessas ciências, com o pressuposto da natureza humana imutável e como a politica era a ciência dos homens, poderia ser também analisada como imutável ao longo da história. Assim como se tem as leis naturais da natureza, o homem também as possui. Acreditava também na concepção de história cíclica ou que se repetia com pequenas diferenças.
O que Maquiavel fazia, era criar uma analogia do seu mundo atual, com situações semelhantes no passado, porque como já dito, a história é feita por homens, e esses agem de forma semelhante em situações semelhantes. Isso acontece porque os homens possuem uma mesma natureza. Essa que é fixa, constante e imutável, estes tem similares “paixões” mesmo em outros tempos e espaços.
Sábios diziam: “Basta considerar o que foi para saber o que será”. De fato, a sempre semelhança, porque a essência do homem é a mesma (paixões). (Prof. Umberto Alvim).
Um exemplo seria: - tal homem agiu de certa forma no passado e outro também e ambos tiveram êxito, mesmo em épocas diferentes.
Dois conceitos chaves que ele usava era a “Virtú e Fortuna”. A primeira diz respeito à excelência que poucos homens tem de previsão,