Discuta a concepção de história e o uso dessa forma de conhecimento na formulação da teoria política de Maquiavel
Trabalho de HIS1001 (ICS)
G1 . 20013.2
Prof.Umberto Alvim
Discuta a concepção de história e o uso dessa forma de conhecimento na formulação da teoria política de Maquiavel. A história é o estudo do passado para se entender o presente. É uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo.
A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa. Nicolau Maquiavel, historiador e autor de O Príncipe, livro que na verdade era uma carta a Lourenço de Médici com a intenção de mostrar sua visão de como o mesmo deveria agir para se tornar o governante perfeito, procurava