Projeto
TCC apresentado por Agusto cezar soffa, Brisa Martins e Leandro França Schadek como exigência do curso de graduação em Engenharia Mecânica da Faculdade Assis Gurgacz sob a orientação do professor [nome do professor]
Cascavel
2013
RESUMO
Na época que estamos vivendo há uma grande preocupação com o meio ambiente, o impacto que o homem vem causando a ele, e com a dependência do petróleo, que no futuro pode acabar em um grande problema, dado a sua futura e inevitável escassez, contando que as reservas dele são exploradas intensivamente e cresce potencialmente, causando um provável colapso. E um assunto de bastante preocupação é sobre os combustíveis, já que os mais utilizados pelo homem são os combustíveis fósseis que tem seu estoque limitado e causam um grande malefício para o ambiente pelo fato de emitir muitos poluentes no ar.
Com grandes expectativas boas surgem os combustíveis alternativos, junto a suas grandes vantagens, com a promessa de melhorar esse quadro de dependência dos combustíveis fósseis como a gasolina e o diesel. Vantagens que falam de diminuir a poluição do meio ambiente, abaixar os custos de produção, assim melhorando o preço do produto, e também ter melhor viabilidade. Mas pesquisando mais a fundo veremos que não são somente vantagens que eles trazem, alguns são até inviáveis por falta de tecnologia, outros só substituiriam o problema por outro.
Contudo descreveremos as vantagens e desvantagens, como custo de produção, extração, transporte, disponibilidade, emissão de gases, eficiência energética e etc., para que podemos ter uma melhor expectativa para esses combustíveis alternativos, e ver qual seria o mais promissor a ser o novo combustível principal, ou quem sabe a junção de mais de um, como os motores híbridos que funcionam com mais de um combustível.
PALAVRAS CHAVE: Combustíveis alternativos, eficiência, viabilidade, obtenção.
1 INTRODUÇÃO
As