Historia e Natureza Huma - Maquiavel
Na obra “Contrato Social” o livro mostra qual é o fundamento da ordem social, explica os caminhos que levam as pessoas a manter a ordem social, já em “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, Rousseau fala de uma reforma social e política e tenta encontrar o que é natural no homem e não foi corrompido pela sociedade.
2) Explique qual a diferença entre o “corpo administrativo” do Estado e o “corpo político” instituído pelo contrato roussoniano? Existe alguma relação com os termos governo e soberania? Explique. República e corpo político são sinônimos. Quando o povo está reunido, em assembleia, este constitui o soberano mas, após as deliberações, o corpo político assume a forma de Estado, fazendo com que o povo cumpra o que ele mesmo estabeleceu. Soberano e Estado assumem a forma de poder quando se comparam com seus semelhantes, outros Estados. O corpo político é constituído de cidadãos e súditos: cidadãos enquanto participantes da atividade soberana (ativos); súditos enquanto submetidos às leis do Estado (passivos), portanto existe relação sim nos termos governo x soberania.
3) Qual a relação entre a obra de Rousseau e a Revolução Francesa? Rousseau Foi um dos mais importantes filósofos do Iluminismo,considerado um dos principais pensadores franceses do século XVIII,que levou à Revolução Francesa.
O princípio fundamental de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade. As idéias de Rousseau foram consideradas, pela história da filosofia, como precursoras do idealismo alemão e do romantismo, movimento instaurado na Europa durante o século XIX.
Em 1762 ele publicou Émile, um tratado sobre educação, e o "Contrato social", um importante trabalho